Primeiramente, um bom termômetro, quando se trata de procurar auxilio psicológico é o grau de sofrimento, sempre que há um ser humano em sofrimento e as estratégias/habilidades, que ele tem não estão sendo suficientes para enfrentar a situação, geralmente, esse é o momento de buscar ajuda de uma psicóloga infantil.
Outro caso interessante, é a busca da psicoterapia como fator preventivo a saúde mental. Isto é, para verificar como esta a saúde mental da criança e garantir um desenvolvimento mais saudável.
Atualmente, algumas das demandas mais recorrentes, que levam os pais a procurarem a psicoterapia para os filhos são alterações nos comportamentos ou até mesmo indicações de outros profissionais, como médicos, fonoaudiólogos, professores ou a escola.
Portanto, alguns dos comportamentos que devemos ficar atentos e que podem indicar a necessidade de acompanhamento psicológico:
Seu filho vem apresentando alguma dessas alterações no comportamento? Talvez seja a hora de procurar a ajuda de uma psicóloga infantil e garantir um tratamento adequado e mais qualidade de vida para o pequeno.
Com carinho,
Larissa Calixto
Psicóloga CRP 06/160830